Instituto Pensar - PSB cede vaga e Mesa Diretora da Câmara terá indígena pela primeira vez

PSB cede vaga e Mesa Diretora da Câmara terá indígena pela primeira vez

por: Nathalia Bignon


A deputada federal Joenia Wapichana ? (Foto: Reprodução)

Líder do PSB na Câmara, o deputado federal Alessandro Molon (RJ) anunciou nesta segunda-feira (1º) que o partido cedeu a vaga a que tinha direito na Mesa Diretora da Casa à também deputada Joenia Wapichana (Rede-RR). Agora, a parlamentar poderá se tornar a primeira indígena a ocupar a quarta secretaria da Mesa, considerada o centro do poder político e administrativo da Casa.

"O PSB teve a honra de ceder a vaga a que teria direito na Mesa Diretora da Câmara para a primeira deputada indígena, Joenia Wapichana! Parabéns ao Carlos Siqueira pelo gesto! Parabéns ao deputado Marcelo Nilo (PSB-BA), que tinha o apoio da maioria da bancada, mas teve grandeza e generosidade! Estamos juntos! Você nos representará muito bem na Mesa da Câmara! Vamos à luta!?, escreveu Molon em suas redes sociais.

O PSB teve a honra de ceder a vaga a que teria direito na Mesa Diretora da Câmara para a primeira deputada indígena, @JoeniaWapichana! Parabéns ao @csiqueirapsb pelo gesto! Parabéns ao @depmarcelonilo, que tinha o apoio da maioria da bancada, mas teve grandeza e generosidade!

? Alessandro Molon \"??\" (@alessandromolon) February 1, 2021

O posto que deverá ser ocupado por Joenia é responsável por supervisionar o sistema habitacional da Câmara; encaminhar à diretoria-geral a concessão de auxílio-moradia a deputados que não usem imóveis funcionais; e propor à Mesa a compra, venda, construção e locação de imóveis.

Além da acordo sobre a vaga destinada à representante, partidos definiram que o PL concorrerá à primeira vice-presidência. Além disso, PSD vai pleitear a segunda vice-presidência; PT, a primeira-secretaria; PSDB, a segunda-secretaria; e PSL, a terceira-secretaria. Antes de Joenia, o cargo era ocupado pelo deputado maranhense André Fufuca (PP-MA).

A confirmação das vagas depende de votação interna, mas como existe acordo entre os partidos e não há candidatura avulsa aos cargos, as indicações devem ser formalizadas.

Primeira deputada federal indígena

Em 2018, Joenia Wapichana foi eleita a primeira deputada federal indígena do país. Desde 1987, quando o cacique Mário Juruna deixou o Congresso Nacional, um indígena não exercia um mandato na Câmara.

Pela redes, a deputada agradeceu o gesto do PSB. "Confirmo a minha indicação para concorrer a quarta- secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Agradeço o Líder Alessandro Molon pela vaga do PSB. É mais um espaço histórico de visibilidade, representatividade, resistência e atuação coletiva no parlamento brasileiro?, destacou.

Confirmo a minha indicação para concorrer a quarta- secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Agradeço o Líder @alessandromolon pela vaga do PSB. É mais um espaço histórico de visibilidade, representatividade, resistência e atuação coletiva no parlamento brasileiro.

? Joenia Wapichana (@JoeniaWapichana) February 1, 2021

Integrante da bancada socialista, Bira do Pindaré (PSB-MA) também reforçou a importância da representação. "Pela primeira vez na história teremos uma mulher indígena na Mesa Diretora da Câmara, Joenia Wapichana. O PSB abdicou da sua vaga na mesa da Câmara em favor da Rede. Saúdo Carlos Siqueira, Alessandro Molon e o deputado Marcelo Nilo pela atitude histórica?, escreveu o deputado.

Pela primeira vez na história teremos uma mulher indígena na Mesa Diretora da Câmara, @JoeniaWapichana. O PSB abdicou da sua vaga na mesa da Câmara em favor da Rede. Saúdo @csiqueirapsb@alessandromolon e @depmarcelonilo pela atitude histórica.

? Bira do Pindaré (@BiradoPindare) February 1, 2021



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: